O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação

Rumos Itaú Cultural 2015-2016

Introdução

O projeto “O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação” – elaborado pelo músico Caçapa e aprovado no programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016 – abrange, de forma articulada, três etapas principais: o estudo de linguagens musicais tradicionais, a construção de instrumentos e a composição contemporânea.

Os resultados de cada etapa estão integralmente disponíveis neste site para leitura, visualização e download gratuitos, sob a licença Creative Commons (BY-NC-SA). As publicações em formato de livros digitais (pdf) vem acompanhadas por vídeos documentários de curta-metragem apresentando os objetivos, processos e resultados de cada etapa.

 
Foto:  Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0201.

Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0201.

Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0197.

Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0197.

dots.png
 

Etapa 1

Pesquisa

A etapa de pesquisa prevê o estudo da linguagem musical de três gêneros tradicionais do Nordeste – coco, cantoria e música Instrumental para Viola – na forma em que se encontravam na primeira metade do século XX. O estudo foi desenvolvido pelo músico Caçapa a partir de pesquisa aos acervos gerados pelas três expedições pioneiras na coleta da música popular da região: a viagem etnográfica do escritor Mário de Andrade, entre 1928 e 1929; a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938; e a viagem do musiólogo e folclorista Luiz Heitor Correêa de Azevedo ao Ceará, em 1943.

Como resultado, foram elaborados três livros digitais (um para cada gênero abordado acima), contendo textos inéditos acompanhados de partituras transcritas e analisadas pelo autor, além de fotografias pertencentes aos acervos estudados.

 
 
linha.png
 
Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0235.

Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0235.

Foto:  Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0275.

Foto: Luiz Saia / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: MPF_0275.

 
Foto: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, 1943. Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ, Coleæão LHCA.

Foto: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, 1943. Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ, Coleæão LHCA.

Foto: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, 1943. Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ, Coleção LHCA.

Foto: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, 1943. Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ, Coleção LHCA.

 

Em breve:
livros e vídeo disponíveis

v2-03 Mario de Andrade 1929 - MA-F-1181-01.jpg
 

Arquivo do IEB/USP, Fundo Mário de Andrade, cód.: MA-F-1181-01

 

ETAPA 2

Construção dos instrumentos

Esta etapa é dedicada à construção de duas violas eletrodinâmicas, instrumentos idealizados por Caçapa para potencializar a sonoridade das violas dinâmicas (muito utilizadas na cantoria nordestina) ao incorporar recursos próprios das guitarras elétricas – corpo maciço e captação eletromagnética – ao mesmo tempo em que utiliza afinações criadas pelo próprio músico (chamadas de agudinha e rebaixada).

Os instrumentos foram construídos inicialmente pela Dunamiz Guitars (São Paulo) e foram finalizadas pelo luthier Roberto Santana (Osasco), com pintura realizada por Piau (Carapicuíba).

 
dots.png
 
 

Violas Eletrodinâmicas: Um Manual de Construção

 

Baixe o manual de construção
dos instrumentos

 
linha.png
 

Violas Eletrodinâmicas: Construção

 
linha 3.png
 

Violas Eletrodinâmicas: Demonstração

 

Fotografias

Fotografia: José de Holanda

_MG_2085.jpg
 

 

Fotografia: José de Holanda

 

Etapa 3

Composição

A última etapa prevê a composição de 12 obras instrumentais, a serem criadas pelo músico Caçapa, tendo como referências fundamentais os gêneros tradicionais estudados durante a etapa de pesquisa, e com arranjos elaborados para conjunto formado por violas eletrodinâmicas, contrabaixo e percussão. As composições serão integralmente registradas pelo próprio músico em um Caderno de Partituras a ser publicado neste site, no formato de livro digital.

Em breve:
partitura e vídeo disponíveis

Caderneta de Campo / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: CA-5 p.53.

Caderneta de Campo / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: CA-5 p.53.

Caderno de Música / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: CAM-2 p.7.

Caderno de Música / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: CAM-2 p.7.

CA-6 p.119-2.jpg
 

Caderneta de Campo / Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938. Acervo Histórico DOA/CCSP/SMC, cód.: CA-6 p.119.